quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bonjour Luxembourg!

Já em terras Luxemburguesas…

Dia 25 Janeiro lá me meti no avião Porto-Zurique-Luxemburgo.. E como este mundo é mesmo um T-zero, encontrei dois inovs no aeroporto de Zurique, que iam para Berlim.
A escala ainda deu para sair em Zurique e conhecer o centro. Muito giro por sinal!
Chegadas ao Lux, entramos no táxi, topei logo que o taxista era tuga, mas não se descoseu, eu também não, coisa que agora já não faço, ou seja mal me apercebo (normalmente pela pronúncia) que se trata de tugas engreno logo a minha conversa em português. Se desse para imitar a pronúncia de certos portugueses aqui no lux, ia ser engraçado.. ah, valor de 10 min de táxi: 30 Eur.

Lá vim eu pró hotel, com a minha Martinha que se disponibilizou a acompanhar-me na busca do apartamento, e graças a Deus porque sinceramente isto É UM FILME!!!
Fomos jantar ao restaurante Indiano, que mais parecia um cenário daquelas telenovelas em que o chão é cinzento, a parede é rosa, as cadeiras amarelas… nada diz com nada.. a única coisa gira foi que a caminho do restaurante passamos pelo grandioso café “F.C.Porto Luxemburgo”…palmas por favor! Isto é inédito!!!! De tudo que podia esperar, isto superou….
Findo o jantar, chega a conta: 45Eur.

Next day: preparadíssimas para a maratona da busca casa. Entramos praticamente em todas as imobiliárias que apareciam e era sempre o mesmo:
- Bonjour je voulais voir les appartements pour louer.
- oui oui madame
- avec 2 chambres
- oui oui madame
- meublé
- ohh c’est dificile
– Pour 6 mois
- ohhhh impossible , au revoir….!
E é esta simpatia e vontade de servir que me acompanha todos os dias desde que eu cá cheguei!
Mas contra todas as estatísticas lá conseguimos um bom apartamento e citando a minha querida companheira de quarto Bé, aqui vai a descrição: “Tem 2 quartos, é bem quentinha, a sala tem um sofá de napa preta muito jeitoso para quem quiser ficar uns dias, a cozinha é grande, e ainda temos um pequeno pátio...Ahhh e muito importante a decoração da casa é "in the navy", deve ter vivido aqui um grande marinheiro luxemburguês, porque desde quadros com barquinhos a candeeiros em forma de âncora, aqui há de tudo um pouco”; in
www.luxembourgbyme.blogspot.com

A mudança para a nova casa foi feita de imediato e estamos abertos a visitas, o quarto das meninas tem muito espaço e a sala acolherá também todos que vierem.
Tirando o facto dos residentes locais serem mal encarados e pouco felizes, é uma cidade encantadora, cheia de prédios baixos e sotãos apetitosos.
Para quem, como nós, está habituado a ter tudo aberto até tarde, shoppings até a meia noite, cinemas até as 2h, restaurantes etc, é confuso adaptarmo-nos ao facto de que aqui a cidade quase que fecha as 18h. Continuam daí em diante apenas os restaurantes e alguns bares. As padarias e cafés fecham as suas portas as 18h. Mas um passo de cada vez e já nos começamos a habituar a estes novos horários.
O Bus é o nosso melhor amigo, ou inimigo dependendo do ponto de vista. Como já conseguimos decorar alguns horários é óptimo porque só precisamos sair de casa 5 minutos antes dele chegar, mas não têm sido poucas as vezes em que ficamos horas a espera, com flocos de neve a cair sobre nós…não deixa de ser romântico :)
Pois é, aqui está a nevar, é lindo! De facto a neve veio juntamente com a Bé, e desde então não nos larga. Mas não vou negar que é muito bonito acordar e ver a neve lá fora.
Sábado passado fui jantar a Bruxelas, onde estavam mais 28 contactos, da edição C12 e C13. Vieram desde Suécia, Alemanha e Espanha. Portanto lá fomos nós, e 3 horas e 18 euros depois chegamos. Adorei, só conheci Brussels by night porque às 6h30 da manhã regressei para conseguir dormir ainda um bocado e ir buscar a Bé que chegava no Domingo. A repetir!

Agora falando do meu novo trabalho. Auchan. O vulgo Jumbo aí da zona. Vou estar a estagiar como “Manageur de Rayon” e para isso preciso de 3 semanas no terreno. Sim, na loja! A repor mercadoria, a empurrar paletes (pena é que não são as de conduzir, acho que ia ficar o must”), a repor os preços, a atender clientes (que é o mais giro). O primeiro dia foi ontem e deram-me logo umas botas (lindasssss) tipo da tropa.. pretas e que pesam prai 2 kilos, e com o único objectivo de não escorregar. Apeteceu-me logo dizer “Mes amis, je m’importe pas de escorreguer com style avec mes sabrines” mas pronto o que uma pessoa não faz pela sua carreira? As botas espero só precisar utilizar nas 3 semanas de formação no terreno porque tiram-me um bocado o glamour. Continuo a achar que as pessoas locais realmente tem problemas com a simpatia porque nesse primeiro dia a chefe de “jardin” respondeu às minhas dúvidas com a bonita frase “Ici c’est pás le bureau d’informations”. Simpática hein??
Mas então, o dia passou-se em alvoroço porque fui deixada sozinha na minha área Ménage a atender os clientes todos, o que me permitiu começar a perceber quais os produtos que irei vender. Diga-se que grande parte dos clientes eram os famosos emigras tugas e alguns italianos. Os restantes claro, os simpáticos luxemburgueses.
De volta a casa, eu e a Bé, já a desesperar com a falta de net resolvemos ir jantar ao centro porque no Mac donalds há meia hora de net grátis (onde nós chegamos..) foram trinta minutos coladas ao pc, sem falar, mesmo à nirds. As 11h15 era o ultimo bus e lá corremos nós com as nossas malas, bolsas, cachecóis, luvas e gorros, pelo centro afora, para não o perdermos (sim, ás 11h15 da noite é o ultimo…)

Hoje foi a minha primeira folga! Ah exacto, pormenor importante, eu trabalho aos sábados!! Portanto “folgo” a meio da semana. Ninguém merece! Claro que já está em carteira a negociação de alguns sábados para receber os aventurados que vierem cá, ou só mesmo para dar um pulinho a Bruxelas ou Frankfurt, há que pressionar, senão estive cá 6 meses e só conheci o Lux.. não pode. O dia foi passado de forma atípica porque tirando o facto de ter ido almoçar com a Sara (inov contacto C10), a aprés midi foi passada no Centre Hospitaler a ver se me resolvem o meu dedo inflamado do pé, que ainda me chateia snif snif. O médico a primeira coisa que disse foi “on doit faire une petite incision”. WHAT??? Tas a gozar só pode, pensei eu. Mas não, o senhor falou muito sério. E eu sozinha numa sala de urgência tipo Anatomia de grey, cheia de cortinas e a ouvir os gemidos das cortinas alheias. A enfermeira, genuinamente simpática como todos os lux, espetou-me um spray frio, que se era para disfarçar a dor, eu sou o pai natal! E o sr.doutor lá deu o corte a sangue frio no meu dedinho, e ainda me disse para eu serrar os dentes. HELLO!!! Preciso que me digas isso quando me espetas uma faca no pé?? Pronto resumindo a enfermeira fez um curativo, sem jeito nenhum, envolveu o meu dedo até ao tornozelo e sempre a espetar o dedo sem cuidado nenhum na minha ferida, eu reclamava e ela só dizia “je suis desolée”. Desolada saí eu de lá, tipo abandonada e manca, com o pé ligado que quase não cabia na sapatilha. Corri para a farmácia e comprei o que o querido sr.doutor mandou. A ver se fico boa.

Acho que acabei! Assim de repente penso que consegui relatar os acontecimentos mais importantes, e tendo em conta que a net que conseguimos só dá estrategicamente no ponto do quarto onde se situa a minha cama, estou eu e Bé coladas para ver se a net não descola, numa cama de solteiro que podem ver nas fotos abaixo. E é isto :)

C’est comme ça ma vie au Lux.

Bisoux!!

22 comentários:

  1. Adorei as tuas descrições... a chegar a minha hora de dormir, ri-me muito agora à tua custa!
    Adorava ver essa botifarra, o pé cabe lá dentro? :) ahh...e as fotos do quarto nao estão no blog! Beijo grande, Inês

    ResponderEliminar
  2. ainda estou a aprender a fazer o blog, vamos com calma, as fotos estão on their way:) uma boa noite beijocas!

    ResponderEliminar
  3. boa darling! vou ler tudo e seguir muito atenta! fazes falta por cá! kiss kiss bang bang *

    ResponderEliminar
  4. queria tar segurando a sua mão na história do dedinho!
    queria ter floquinhos de neve caindo na minha cabeça tambem (claro que ao lado da sua) rindo as gargalhadas, como vc sempre me faz rir, quando estamos juntas!
    queria ter visto o restaurante indiano tosco, te gozado um pouco com as big combat boots!
    mas principalmente queria ter estado nesse mc donalds com 30 minutos de net grátis ;)

    mentirinha...! hehe, mas ao inves de "queria isso, queria aquilo..." agora falo uma coisa que quero!
    que um desses sabados off, sejam para a minha visita!

    te amo prima, e quero saber cada detalhe desse sua pequena grande aventura!
    todas as energias positivas do mundo pra vc.
    da sua casoa,
    mari

    ResponderEliminar
  5. Olá companheira Auchan e Contacto...
    Sao neste momento 09.30h da manha, e mal abro o mail para ver o teu blog, começo me a rir que para dentro duma forma incrivel ! Adorei o teu blog ! Só te imagino a reclamar com as botas e a ficar chocada com a simpatia do ppovo mais pequeno do mundo ! SIm porque o Lux é mesmo pequenino...
    Quem diria naquela semana que estivemos em alta na Caparica, que as nossas experiências fossem tao atribuladas como têm sido...
    Em relaçao à simpatia atroz e incrivel que os Luxes têm, posso-te dizer que por aqui, os espanhois tambem sao muito bons... Quando ia comprar um cartao descartavel para o telemovel, pediram-me o Passaporte para poder, nao fosse eu uma terrorista que quisesse arrebentar uma bomba por aí ! Nunca me tinham dito que tinha aspecto de terrorista com todas as letras !!! hehehehe
    Já estou instalada numa casinha mesmo querida (depois ponho fotos) com o Ivo e a Silvia !
    Quanto ao Auchan, parece-me que deve ter havido bastantes confusoes, porque continuam a bater na tecla que estou a fazer um estagio curricular internacional e que faz parte de um trabalho de faculdade ?!?!
    À parte destes problemas, na empresa as pessoas sao muito simpaticas, e a cidade ´s muito gira e animada (nada que eu já nao conhessesse, o Erasmus deu uma boa entrada!).
    É giro andar por todo o lado e voltar a sentir tudo o que senti quando vi, por exemplo, as pessoas a tocarem musica no metro, a voz da mulher a dizer para se ter cuidado a sair do metro, "Atención! Metro en curva! Al salir, tengan cuidado para no introducir el pié entre coche e andén!" Farto-me de rir e já repito com a voz a frase ! heheheh
    Acho que pelas tuas fotos vou mesmo ter de comprar uma viagem para te poder ir aí visitar, e espero por ti aqui nesta cidade também !
    Beijinhos gigantes
    Mada C13

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida!!!!

    Que bom ter noticias tuas...

    Já tantas aventuras? Estou pra ver como será daqui pra frente... vai contando pra nos rirmos um bocado!!!

    Quando quiseres vir a Madrid apita... Há sempre espaço pra ti;)
    Beijinho

    Ana Guimaraes

    ResponderEliminar
  7. Ó Mulher! Isso é que são aventuras! :D :D :D

    O dedo ja tá bom? :)

    Boa sorte e continua, tou a gostar de te ler :D

    ResponderEliminar
  8. prima, com tanta aventura já só quero ir para ai:)
    vai dando noticias!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Pinky! Que grande relato!! Estou-me a rir às gargalhadas! Um beijinho e boa sorte pró dedinho (que neste momento deve estar um dedão!)

    ResponderEliminar
  10. Surpreendida por ver um café do FC Porto? Pois, é normal não haver muitas, já que o clube é assim pequenito... Casas do Benfica é que é normalíssimo ver por todo o lado... :P

    Anyway, gostei muito do relato. Deu para me rir um bocado :D
    E não sabia que era permitido sair do país... as regras mudaram? :P

    Boa sorte com isso, e quando as pessoas forem antipáticas podes sempre insultá-las em tuguês...

    ResponderEliminar
  11. boa linda grandes aventuras! ;) tou ansiosa por ir ter ctg! ja tenho saudades...beijos e aproveita!!!

    ResponderEliminar
  12. mana!!! bem primeiro que conseguisse deixar aqui um comment tava dificil!! mas agr vai acho eu!;)
    comecei a ler as tuas descrições e LOGO cmecei a imaginar as tuas caras a escrever e durante as situações! so isso ja me fez rir, mas clar que a tua expressividade UNICA a relatar as coisas fez com que as lagrimas de riso caíssem pela minha cara abaixo!! sinceramente so te digo uma coisa... acho que se o médico me tivesse dito a mim para cerrar os dentes, eu iria ter a maior vontade de lje cerrar era o meu rico punho no meio do dentes dele...mas daí era capaz de nao ser boa ideia visto que ele ia ter literalmente A FACA E O MEU DEDO na MÃO;p SAUDADEEES !!! lol so ha uma coisa que eu imagino meeeesmo! a tua cara a olhar todos os dias pras botas ahahahahahahah! mas ja ja vais poder pôr te linda e maravilhosa pra trabalhar sem esses botarrões;) AMO TEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!

    ResponderEliminar
  13. loool nao ligues ao nome mas esse blogue eu criei na tanga e ja nem existe(durou uns dias...foi na brincadeira;P) mas agr ou comentava c esse nome ou entao n deixava...entao ficou;) love you SISTER!!!! Filipa;)

    ResponderEliminar
  14. Olhe..... desculpe..... sabe me dizer se há rebimbela da parafuseta...? ahhh, e já agora, guardanapos brancos de papel...??? hahahah!!!!!

    Beijinhos mil, Pinkarola!
    Love you and miss you so much!
    Madrecita

    ResponderEliminar
  15. pInky,
    estou adorando:)!!!
    será q me emprestas essas botas qdo for ai?!!! pelo menos para a foto:)!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  16. olha tenho aqui daquelas botas de montar antigas de borracha, sempre dão um style diferente á coisa..queres que tas mande??? AHAHAHAH!!

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelos comentários:)
    Casoa vens mesmo? quero mto!
    Aninha tu não há desculpa prima, vem logo.
    Ana Guimaraes claro que podes contar comigo aí! vamos fazer a festa:) Ines Conta cmg aí!
    Farinha tou a ver que és um leitor atento ao meu blog mas quanto ao FcPorto olha que ainda nao vi nenhum bar do benfica cá.. portanto mete a violinha no saco;)
    sofia anda me visitar!
    Gaspi o meu dedinho já doía qd tive a semana em tua casa, imagina...
    MAdalena gd relato mas ja sei que estás na maior já, falei com a Joana e ela disse me que ja resolveste tudo e que ja sabem quem és lol.
    Elma! Adorava poder dizer q te vou visitar mas como é impossivel ve se nos actualizas no teu blog!
    Su linda adoro te.
    Fly es ciumenta.
    Mae love you!

    ResponderEliminar
  18. ciumenta?! EU??!!! QUE CALÚNIA MARIA ROSA!! ;)

    ResponderEliminar
  19. Prima,
    tem vida social...então ja te posso ir visitar...eheheheheh
    bjs

    ResponderEliminar
  20. e eu?!

    nao tive o destaque merecido para uma casoa de respeito!

    hahaha

    reinvindico aqui, meus direitos!

    ResponderEliminar
  21. prima,
    que bom quando eu chegar ai já estão autenticas donas de casa:)
    estou quase indo...
    posso marcar para aquelas datas??
    bjs com saudades!!!

    ResponderEliminar

 
´