quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Casseroles pour faire Cous-cous…. ?


Bonsoir!

Mais um dia, e o quê que se passou? Ah já sei! Nada de especial… (já cá faltavam as piadas dos queridos Gato Fedorento)
Antes de mais, com o entusiasmo do primeiro post, esqueci-me de explicar quem são os meus room mates.
O Zé é inov contacto, como eu, e está cá a estagiar numa empresa de vinhos/distribuidora de bebidas. Tem um trabalho muito ingrato que o obriga a ir pra borga com os chefes e chegar a casa as 10h da noite a rir-se sozinho.
Já a Bé foi um achado :) Mal eu soube que o meu destino tinha sido o Grão Ducado do Luxemburgo (grande só se for no nome…) a Inês disse-me “Pinky a minha amiga Bé também vai para lá fazer estágio no Tribunal. Os meus olhos regurgitaram alegria. Alguma cara conhecida é sempre um afago no coração. (estou a ficar poética). E pronto conversa vai conversa vem criamos o nosso próprio mundo de ansiedade e curiosidade sobre este tyni little country que é o Lux.


Apresentações feitas, allons-y para assuntos mais diários.

O dia correu tranquilo, sem escorregar, e com uma pistola de scanner na mão, estive a ver se os preços marcados no linear correspondiam aos que passavam na caixa. Tarefa muito muito chata e constatemente a ser interrompida pelos queridos e amáveis clientes (eles têm sempre razão), demorou o triplo do tempo.
Ajudou-me ao menos a descobrir que na minha secção temos desde pauzinhos chineses, ímans para colar no frigorífico, bouchons para as garrafas, mil e uma qualidades de talheres de cozinha, enfim um mundo de coisas. Acham-se os maiores mas há milhentos buracos no linear, aliás quando cheguei a primeira vez ao Auchan não tinham guardanapos de papel brancos. Devem ter a mania mas pelos vistos não tiveram a cadeira de Gestão de Operações em que aprendemos a ter sempre o stock de segurança para evitar o quê? As rupturas... ! Pois, n’a pas de stock de segurança no lux. E o armazém? Uma piada. A secção ménage tem tipo 5 metros quadrados. Até o nosso quarto de criança deve ter mais.
O pedido mais original do dia acho que foi uma panela para fazer cous-cous. Sei lá como se escreve. Mas depois de percorrer os corredores em busca de alguém do Ménage, e me aperceber que mais uma vez fui deixada ao abandono e atirada aos tubarões luxembrugos, lá apareceu um de ménage que me ajudou a ver que não, efectivamente não há casseroles para cous-cous no meu rayon!

Aprendi que como o lindo amoroso fofo cliente tem que ser tratado nas palminhas, tenho sempre que dizer “au revoir madame, une bonne journée” e fico parada a pensar: és ridícula Rosa. Pareces uma papagaia. Sempre a repetir a mesma coisa com um sorriso pepsodent super contrastante com a vontade de ali estar. A minha bonne journée foi voltar a picar os produtos para ver se passam bem na caixa. Emocionante.

Outro coisa é que já não me espanto com a quantidade de tugas, é que não há nenhum com ar normal. É sempre a calça taktel, as croqs com meias brancas e o gel, e tão sempre a procura das coisas mais feias e absurdas. Panelas às cores e pratinhos para decorar a casa em forma de flor... e o caneco. Raros são os tugas com ar normal. E assim como não há chineses carecas no mundo, não há tugas engravatados no Auchan do Lux!

No regresso a casa, e como o frio se faz sentir, aqui os bus tem aquecedores nas laterais, então sento-me e colo lá as pernas e…..uhh….quentinho! Afinal o Lux tem as suas coisas boas :)

A minha cadela linda, top model, Branquinha está doente e ficou a dormir no veterinário, o que fez com que a Preta ficasse triste e lonely em casa. Fly e Tuca tratem bem delas.

Outra coisa que me reavivou as saudades é ter passado o aniversário da minha Mãe longe, mas enchi-a de surpresas e mais uma vez Parabéns Madrecita. Saudades Muitas.
Mãe-Pai-Fly-Inho: SAUDADES (prima Aninha obrigada pela ajuda com as surpresas)

Agora acho que vou colar em mais uns episódios de anatomia de grey, que a Bé já vai a anos luz de mim. O nosso jantar foi massa a bolonhesa e guess what? Já pus o que sobrou na tupper-ware para poder comer amanha na minha longa hora de almoço (meia hora).

Obrigada pelos comentários e apesar de algumas das minhas descrições levarem à depreciação deste Grão-Ducado (grão de bico é o que é), encontro a cada dia coisas boas. Prometo histórias mais felizes à medida que o tempo irá passando. As saudades são muitas e espero a vossa visita.

Et ma vie continue, au Lux.

Grosses bises.

Ps1: Vó Lizzie ligou-me. Saudades da minha Lizzie ;)


Ps2: A Best fez anos hoje. Parabéns Mari. Adoro-te a ti e tb gosto de carpaccio mas de ti gosto mais.



2 comentários:

  1. finalmente minha seguidora! conseguiste isso durante a noite? bonne journee :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que não ia conseguir conter o riso ao ouvir alguém a dizer "cous-cous" com sotaque francês...

    Há chineses carecas sim senhora! Aqueles que rapam o cabelo, para fazer pirraça! Os sacanas! :P

    ResponderEliminar

 
´