quarta-feira, 17 de junho de 2009

A pedido de várias famílias.


Il y a longtemps… E peço, por isso, desculpas a todos que gostam das minhas histórias e relatos, neste cantinho que é mais vosso que meu e que deixei solitário demasiado tempo. Não há razões. Há preguiça e isso não sendo uma boa razão não vamos falar sobre ela.
O que me deixa realmente feliz é que este regresso foi um "disco pedido". É bom sentir que os meus pequenos, mas vividos, textos fazem falta no dia-a-dia de quem os lê. E ainda bem, porque se é verdade que quem os escreve sou eu, só o faço para vocês.

Desde a última vez, já muito se passou. E o mais flagrante foi a minha mudança de departamento. Foi-se o ménage, cuisine, textile de la maison, enfim, panelas, tachos, talheres, pratos, toalhas e lençóis. Agora passeio-me pelos arejados corredores do “textile femme – dessus et dessous”, que é em vulgo português “roupa de mulher e também a bela da cueca e soutien”… uhhhh… Aprendi que a clientela alvo deste grande hiper são as alemãs (fortes e altas) e as portuguesas (baixas e gorduchas). E citando a minha chefe: “notre clientèle est plutôt grosse”. Pronto ok, no Auchan não vestimos propriamente a Gisele Bundchen mas adaptamos a sua leveza à nata do mulherio luxemburguês, alemão, e às nossas queridas Alzirinhas.
Estou a gostar deste novo rayon mas o trabalho é em triplo, e agora vêm os saldos, já semana que vem, e isso traduz-se em trabalho x 1000. E aqui não são muito dados a um bom sistema informático que nos dá todo o stock, não, efectivamente aqui vai-se à mão “flasher” o rayon inteiro, peça a peça.. As minhas costas pedem socorro! Anyway, o ambiente é óptimo e neste momento é o que me interessa.

Há dias em que tudo acontece repetidamente, o que me enerva por um lado, e me diverte, por outro. Ainda esta semana, lá veio uma cliente perguntar em luxemburguês (ninguém merece!) algo a apontar para a t-shirt que levava em mãos, e apontava para o preço, e falava com o marido, e olhava para mim, e eu tipo jogo de ténis, olhava para um, olhava para outro. E no fim desta azáfama de palavras, para mim desnexas, disse eu: “Je ne parle pas Luxembourgeois. Français?” Olharam para mim, olharam entre eles, e como se eu não tivesse acabado de dizer algo CRUCIAL para o desenvolvimento da conversa, continuaram empolgados e a 100 à hora a disparar o seu problema, em luxemburguês. Lá consegui mostrar-lhes, a meio do meu francês, inglês, ou o que me saía no momento, que para pagar era nas caixas. Agora fica a questão no ar: será que era isso que o casal lux queria mesmo saber? Pareceram-me felizes quando lhes mostrei as caixas, se calhar até percebo esta língua estranha.
Nesse dia esse tipo de situação, em que a língua era o obstáculo número um, repetiu-se umas 5 vezes. Nos outros dias da semana, tudo se passou normalzinho. O francês quase língua materna, e eu já com piadas fáceis na língua de La Fontaine.

Apesar de estarmos no Luxemburgo, a crise chegou. O país ainda se encontra, parece-me, estável, mas não tarda fica de tanga também. Tanga, slip,string, boxer, ah pois, é que eu agora conheço todos os tipos de culotte. E soutiens pensava que conhecia também, mas na verdade há todo um universo que mesmo nós, meninas, não conhecemos. As clientes dirigem-se a mim a perguntar que número devem experimentar. Eu sei lá minha senhora, pensava eu no início. Agora dou aquela olhadela básica para as ditas “margaridas” e simpaticamente expresso a minha opinião técnica. God, I’m sooo Professional!

Mas o que mais gosto neste novo departamento é de mudar a colecção de um lado para o outro e ver como isso realmente faz mexer as vendas. A maior parte dos clientes compra por impulso, portanto cá estamos nós para dar o empurrãozinho. Tipo eu, no outro dia, que a caminho da caixa para pagar os meus 6L de leite silhouette, passei pela arca frigorífica dos congelados e o que vejo? Polvo cortadinho e ultra-congelado, tempo de cozedura: 5 min. Guess what? Comprei!!! Precisava? Bien sûr que non!

Agora é quase meia noite (em Portugal) e foi o meu dead-line para publicar o blog.




Just in time (eu nunca disse que era pela hora luxemburguesa)

Beijos e sim, prometo que o próximo post será super super super em breve.


Obrigada pelo carinho.

Bisous du Lux.

Pinky

8 comentários:

  1. Que bom te ler outra vez!!!! Já ri muuuuuiiiiiiiiito! Será que as tuas novas capacidades de oranização e arrumação vão se refletir no teu quarto do Porto, de casa...??????
    E o teu jeitnho de avaliar as margaridas alheias? Estou te imaginando,sentada numa esplanada....huumm, aquela é 80A... ali a outra, é 85B...
    Um bjnh enorme!!!!!

    ResponderEliminar
  2. ahahahahhaha dps de chorar a rir com o teu post, ainda me continuei a rir com o comentario da mamae!! ahahahahahahaha olha tu num belo jantar e viras te pa uma amiga, olha tu usas 80B mas se calhar um 82A aconchegava te melhorzinho as tuas queridas margaritinhas! ahahahahahahaa!!!!
    adoei referires te as tugas cmo alzirinhas muiiiito bom!!!! e a panoplia de tips de cuecao? o maximo! continua assim que ja ja passas a fashion consulter ehehehhehehehe

    ResponderEliminar
  3. O que eu me ri com as tuas maravilhosas descrições!!! de facto, já tinhas saudades de ler o teu blog :)
    beijo enorme cheio de saudades

    ResponderEliminar
  4. Bem-vinda de volta ao maravilhoso mundo narcísico dos blogs!

    Gostei especialmente da parte de olhar para Margaridas! QUERO O TEU EMPREGO!!! :-P

    Olha outro assunto... tenho uma coisa para te dizer ha muito tempo. Posso ser eu? Posso?
    ESCREVE SOBRE SEXO PAH!!!! :-P

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Tiago my friend o meu blog não é adepto desses conteúdos agressivos..

    ResponderEliminar
  6. LOLOLOLOL aqui estou eu mais uma vez a rir-me 'contigo' :) miúda és demais, devias escrever um livro!!

    beijokinhas grds e kdo voltares a ver se marcamos um cafezito...ainda não conheces a minha juanita ;)

    ResponderEliminar
  7. tens de continuar a escrever qd voltares para Portugal pq ja n consigo viver sem o meu "animation quotidienne"! ;)
    Salut

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de ler o teu quotidiano auchaniano, da maneira como contas a história. Não conhecia o blogue, mas agora que aqui cheguei, vou voltar.

    Weytjens

    ResponderEliminar

 
´